05/03/2012

Roteiro definitivo e pré-visualização

Recomendo ler a postagem Primeira versão do roteiro antes desta.

A pré-produção já estava bastante avançada quando percebi que não haveria tempo hábil para a produção da história do jeito que estava sendo proposta. Adrenalina é pouco para caracterizar o que foram as duas semanas de tentativa de criação de um novo roteiro. Criar sobre a pressão de um prazo não é a circunstância mais agradável, mas é muito utópico também acreditar que é uma equação insolucionável.

Procurei o Gabriel Brandão para me ajudar nessa empreitada. Procuramos conversar informalmente sobre as possibilidades, fazer um brain storm para conferir onde mais o conceito básico poderia se encaixar. Eis que no meio de uma conversa, durante um almoço, tivemos a idéia dos pesquisadores, diplomas, fotos, quadro com a palavra. E tudo se encaixou. Em casa, escrevemos um roteiro esquemático com as principais sequências e partimos para a pré-visualização.

Na versão anterior, eu havia escrito o roteiro, desenhado o storyboard, editado o animático e até preparado um pitching para apresentar em sala, no ateliê 2. Para essa nova versão, não dispunhamos de tanto tempo e partimos do roteiro direto para o animático, testando o timing dos planos e conferindo o grau de complexidade das cenas. O Gabriel se dispôs a modelar um protótipo dos personagens e do cenário em 3D para agilizar esse processo e assim construímos a primeira versão do animático de Paralaxe:


Isso me fez ganhar muito tempo na pré-visualização do filme, mas estranhei bastante a performance dos personagens com recorte por ter me acostumado com algumas atuações no 3D. Além disso, não foi possível transpor toda a previsão do animático (como o primeiro movimento de câmera idealizado) em função da limitação técnica do recorte. Em contrapartida, a técnica final atendeu às necessidades conceituais do filme e deu um ritmo ao movimento dos personagens que superou as expectativas.

Em Personagens - parte 2 há mais algumas informações sobre essa diferença entre as técnicas.


OBS.: a música utilizada no animático é o tango Caminito, de Juan de Dios Filiberto, e foi utilizada na produção do curta somente como referência, na etapa de pré-visualização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário